APRESENTAÇÃO

Este Caderno é produto do Movimento Nova 381, uma iniciativa da Federação as Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, e demais entidades que integram a Agenda Minas – documento que elenca as prioridades para o Estado, com foco industrial e onde o projeto de duplicação e melhoria das condições de tráfego da BR 381 é contemplado como prioridade número um.

A finalidade do Caderno de Oportunidades da Nova 381 é levar até o empresariado mineiro informações que auxiliem na identificação e geração de negócios e consequente produção de riqueza para Minas Gerais. Trata-se de quantitativos de materiais e serviços para as obras em todo o percurso já licitado ou em licitação pelo DNIT, que compreende o trecho da rodovia que liga Belo Horizonte a Governador Valadares. Os números aqui registrados resultam de um estudo técnico elaborado por uma consultoria especializada em orçamentação de obras viárias e foram estimados por lote, de acordo com o projeto executivo e edital de licitação.

Os projetos elaborados pelo Governo Federal para a BR 381 Norte ainda contemplam a construção de uma pista paralela de aproximadamente 46 km no trecho entre os municípios de São Gonçalo do Rio Abaixo e Nova Era, conhecida como Variante Santa Bárbara, não contemplada nesta publicação, por não ter sido incluída na primeira rodada de licitações.

O Movimento Nova 381 disponibiliza este caderno e outras informações no endereço eletrônico www.nova381.org.br, onde é possível cadastrar-se para participar do movimento e obter informações sobre o andamento das obras e demais assuntos relacionados.

AVISO GERAL

"A FIEMG envidou seus melhores esforços para que as informações constantes neste documento se aproximem o máximo possível da realidade, baseando-se em documentos oficiais e contratando profissionais competentes e experientes para sua elaboração e revisão, dentre outros cuidados. Entretanto, sua realização envolve risco e incerteza, caracterizando as informações contidas neste documento como preditivas. Existem diversos fatores que podem fazer com que os números e evoluções aqui documentados ou que estão implícitos nas declarações sejam substancialmente diferentes daqueles aqui expressos. Nosso objetivo é referenciar o leitor, que deverá tomar sua decisão considerando este aviso legal e, portanto, sob sua própria conta e risco, não havendo nenhum tipo de responsabilidade da FIEMG nas consequências das decisões do leitor."

FICHA TÉCNICA

Realização:

Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Presidente: Olavo Machado Junior
SDE – Superintendência de Desenvolvimento Empresarial
Gerência de Acompanhamento e Apoio às Regionais

Coordenação:

Luciano José de Araújo
Presidente FIEMG Regional Vale do Aço

Rozani Maria Rocha de Azevedo
Presidente FIEMG Regional Rio Doce

Consultoria:

L & C Consultoria, Engenharia e Arquitetura LTDA.
Veras Consultoria

Projeto Gráfico:

Caderno de Oportunidades

Parceiros Agenda Minas

Apoio e consultorias

Realização